quarta-feira, 27 de junho de 2012

A SECA NO NORDESTE


A SECA NO NORDESTE

A SECA DE 2012 ENTRA PRA HISTÓRIA!
A estiagem que acomete o Nordeste em 2012 não é comum. De acordo com especialistas, esta é mais intensa e acontece de 30 em 30 anos, em média. Assim como a seca deste ano, outras também marcaram a história do Nordeste. As mais famosas são as de 1983/84, 1935 e 1887, que provocaram a morte de quase 500 mil nordestinos.
Desmatamento e políticas ineficazes são agravantes
A seca no sertão nordestino, está entre as questões mais graves do Brasil. Há séculos os governos têm tentado resolvê-la, sem sucesso.
As políticas de combate à seca no Nordeste remontam à época do Império. D. Pedro 2º determinou a construção de açudes, entre outras ações, para diminuir os efeitos da estiagem, entre os anos 1877 e 1879.
O próprio imperador declarou: "Não restará uma única jóia na Coroa, mas nenhum nordestino morrerá de fome".
Em 1951, um grupo de estudiosos determinou os limites da região atingida por estiagens periódicas, que passou a ser chamada Polígono das Secas. Veja o mapa com as áreas atingidas pela seca, na época: O Polígono das Secas
A área abrangia os quase todos os estados do Nordeste, menos o Maranhão, além do norte de Minas Gerais.
Causas da seca
Mas o Polígono das Secas aumentou de tamanho. O Maranhão, que estava "fora" da área de ocorrência de secas longas, vem enfrentando o problema nos últimos 25 anos. Nas regiões atingidas, é comum a estiagem se prolongar por dois ou três anos. Isso gera uma situação de calamidade para milhões de sertanejos.
A ampliação da área da seca está relacionada à forma de ocupação humana nessa região, desde o século 16. Trata-se do uso predatório da terra, tirando dela o máximo possível em produtividade sem preocupação com o esgotamento.
O principal fator foi desmatamento excessivo que deu fim à vegetação em torno das nascentes dos rios. Isso mesmo: sem as árvores, secam o rio e a fonte de onde vem a água. Sem a proteção do verde, o solo frágil e arenoso não resiste e a região torna-se árida. Com isso, o clima muda: há menos chuvas. E o lugar é ocupado pela caatinga, ou se transforma em deserto.
Indústria da seca
O primeiro órgão de combate à seca foi criado em 1909, chamava-se Inspetoria de Obras Contra as secas (IOCS). Em 1919 tornou-se a Inspetoria Federal de Obras Contra a Secas (IFCOS). Em 1945 ganhou novo nome: Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (DNOCS).
Todos esses órgãos procuram definir metas e solucionar o problema com obras para armazenar água e suprir a população, a agricultura e a pecuária.
Mas tem sido insuficiente, como se vê pelo aumento da área atingida. Além do desmatamento, a seca do Nordeste está ligada à falta de políticas que realmente funcionem em benefício da população.
Durante a estiagem, o governo federal socorre os estados atingidos com envio de dinheiro para ser aplicado nessas áreas, cestas básicas para a população, perdão total ou parcial das dívidas de empréstimos tomados por empresários e fazendeiros. Estudiosos declaram que existe uma "indústria da seca", da qual alguns se beneficiariam de forma política e financeira.
Autor: Luiz Carlos Parejo é professor de geografia da rede privada e de cursos pré-vestibulares.

segunda-feira, 25 de junho de 2012

A CORRIDA CRISTÃ!


Na vida cristã esteja certo disso, não é um mero passeio onde nos rodeamos de ilusões, nem uma forma de piedade na qual adormecemos. Ela é uma corrida.
Em várias ocasiões, o Espirito Santo inspira o apóstolo Paulo a descrevê-la através de figuras tomadas do esporte grego.
Eis um exemplo: “Igualmente o atleta não é coroado, se não lutar segundo as normas”. (II Timóteo 2:5).
 Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o premio? (I Coríntios (9:24).
A vida cristã exige esforço, disciplina e consagração absolutos; que isso não o espante. O começo desta corrida é na cruz, onde confuso, humilhado pelo seu pecado, você aceitou Jesus Cristo como seu Salvador. Muitos se contentam com isso e não continuam adiante. Que não seja assim com você, pois é justamente após esta experiência que a corrida começa! A pista está diante de você, e Deus em Sua sabedoria fará com que você a conheça progressivamente. Os obstáculos devem ser superados, e não contornados; as dificuldades devem ser vencidas, e não evitadas.
Que toda a energia de seu ser se concentre nesta corrida.
Corra de modo a alcançar o premio!
(H.E.Alexander).
==========================
DEUS POR NÓS!
abraços.

domingo, 24 de junho de 2012

COMO SERÁ?

 Tu sabes, Senhor, como te sirvo
Com enorme fervor emocional
Quando estou debaixo de holofotes.
Sabes como falo de ti ardentemente
Na reunião das senhoras
Sabes com que entusiasmo promovo
Uma reunião de confraternização.
Conheces me sincero fervor
Em um estudo bíblico.
Mas como será que reagiria,
Se me apontasses uma bacia com água
E me pedisses para lavar os pés calosos
De uma velhinha enrugada, arqueada,
Todos os dias,
De todos os meses,
Num lugar recluso onde ninguém visse
E ninguém soubesse do fato?
(Ruth Harms).
Pensemos nestas últimas palavras “onde ninguém visse”,
“e ninguém soubesse”.
DEUS POR NÓS!
abraços.

sábado, 23 de junho de 2012

I JOÃO 1.8-9


"Se dissermos que não temos pecados, estamos nos enganando, e não há verdade em nós. Mas, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele cumprirá a sua promessa e fará o que é correto; Ele perdoará os nossos pecados e nos limpará de toda maldade."
=======================================
DEUS POR NÓS!
abraços.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

PROVÉRBIOS 28.13


Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona.
================
DEUS POR NÓS!
abraços.

sábado, 16 de junho de 2012

AS VEZES...


"Às vezes, é preciso esquecer um pouco a pressa e prestar mais atenção em todas as direções ao longo do caminho... A pressa cega os olhos. E deixamos de observar tantas coisas boas e belas que acontecem ao nosso redor. Às vezes, o que precisamos está tão próximo...
Passamos, olhamos, mas não enxergamos! Não basta apenas olhar. É preciso saber olhar com os olhos, enxergar com a alma e apreciar com o coração.." (extraído).
===========================
DEUS POR NÓS!
abraços.

"PORQUE ELE VIVE."


A insegurança aparece quando perdemos o controle sobre a situação. Mas Deus permanece no controle de todas as coisas. Ele nos ama e quer que nós confiemos Nele de todo coração.
O nome do Senhor é como torre forte para onde as pessoas direitas vão e ficam em segurança.
(Provérbios 18.10).
Felizes são aqueles que de ti recebem forças e que desejam andar pelas estradas que levam ao monte Sião!
Quando passam pelo Vale das Lágrimas, ele fica cheio de fontes de água, e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos.
Enquanto vão indo, a força deles vai aumentando; eles verão o Deus dos deuses em Sião.
(Salmo 84 5-7).
============
DEUS POR NÓS!
abraços.