Quando você vê gansos voando em formação “V”.
Você pode ficar curioso quanto as razões pela qual eles escolhem desta forma. Veja algumas descobertas interessantes feitas pelos cientistas.
1-FATO: A medida que cada ave bate as asas, ela cria um “vácuo”que serve de sustentação para a ave seguinte.
Voando em forma de “V”, o grupo inteiro consegue voar com pelo menos 70% a mais de aproveitamento, do que se cada ave voasse isoladamente.
VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentimento de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas.
2-FATO: Sempre que um dos gansos sai fora da formação, subitamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar e rapidamente retorna a formação.
VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão na mesma direção, compartilham seu objetivo comum do que quando atuam isoladamente.
3-FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto que a ave imediatamente atrás de si assume a liderança.
VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo e mesmo os lideres devem revezar.
4-FATO: Os gansos de trás, grasnam para encorajar os da frente a manter o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham na equipe, necessita reforçado apoio e encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado.
5-FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger e o acompanham até a solução do problema.
Verdade: PRECISAMOS SER SOLIDÁRIOS, NÃO SÓ NAS PALAVRAS, MAS, PRINCIPALMENTE NOS ATOS.
Esta é uma ilustração muito pertinente da nossa interdependência. Precisamos dos outros. Obrigado, pai.
ResponderExcluir