domingo, 20 de março de 2011

A BUSCA DO EQUILIBRIO!

Quando você vê gansos voando em formação “V”.

Você pode ficar curioso quanto as razões pela qual eles escolhem desta forma. Veja algumas descobertas interessantes feitas pelos cientistas.
1-FATO: A medida que cada ave bate as asas, ela cria um “vácuo”que serve de sustentação para a ave seguinte.
Voando em forma de “V”, o grupo inteiro consegue voar com pelo menos 70% a mais de aproveitamento, do que se cada ave voasse isoladamente.
VERDADE: Pessoas que compartilham um objetivo comum, com um sentimento de equipe, chegam ao seu destino mais depressa e mais facilmente do que se o fizessem sozinhas.
2-FATO: Sempre que um dos gansos sai fora da formação, subitamente sente a resistência do ar e o atrito ao tentar voar e rapidamente retorna a formação.
VERDADE: Existe mais força, segurança e coesão em grupo, quando pessoas que vão na mesma direção, compartilham seu objetivo comum do que quando atuam isoladamente.
3-FATO: Quando o ganso líder se cansa, ele se muda para trás da formação, enquanto que a ave imediatamente atrás de si assume a liderança.
VERDADE: O revezamento é extremamente vantajoso quando se tem um trabalho árduo e mesmo os lideres devem revezar.
4-FATO: Os gansos de trás, grasnam para encorajar os da frente a manter o ritmo e a velocidade.
VERDADE: Cada um dos que trabalham na equipe, necessita reforçado apoio e encorajamento, para que o ritmo do trabalho não seja quebrado.
5-FATO: Quando um ganso adoece ou se fere e deixa o grupo, dois outros gansos saem da formação e o seguem, para ajudar e proteger e o acompanham até a solução do problema.
Verdade: PRECISAMOS SER SOLIDÁRIOS, NÃO SÓ NAS PALAVRAS, MAS, PRINCIPALMENTE NOS ATOS.

Um comentário:

  1. Esta é uma ilustração muito pertinente da nossa interdependência. Precisamos dos outros. Obrigado, pai.

    ResponderExcluir